29 de set. de 2010

Bolinho de Mandioca

Ingredientes


500g de mandioca
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
2 coheres de sobremesa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de cebolinha e salsinha picadinhas
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de café de sal


Ingredientes para empanar


2 ovos
1 xícara de leite
1 pacote de farinha de rosca
Óleo para fritar


Modo de fazer


Prepare a mandioca: Descasque a mandioca e ponha de molho numa tigela com água para evitar que escureça. Com uma faca afiada em uma tábua de corte, pique-a em pedaços menores e retire os fios que passam bem no meio da raiz. Cozinhe com água e sal até ficar macia. Escorra numa peneira e amasse-a numa tigela com um garfo. Reserve.


Prepare os bolinhos: Junte à mandioca amassada e ainda quente a manteiga, depois o ovo, o queijo e os temperinhos verdes misturando bem à medida que vai acrescentando os ingredientes. Depois junte a farinha de trigo aos poucos e misture para obter uma massa uniforme e macia.


Empane e frite os bolinhos: Em um prato fundo bata os ovos com um garfo e misture com o leite. Em outro prato fundo ponha a farinha de rosca. Passe os bolinhos primeiro na mistura dos ovos e leite e depois na farinha de rosca. Em uma panela funda ponha uma quantidade de óleo que cubra os salgados, deixe esquentar bem e só então coloque-os com cuidado, com o auxílio de uma escumadeira, para evitar queimaduras. Use uma tela para frituras para filtrar o óleo que evapora enquanto estiverem fritando. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário